O laser transdérmico é um tipo de laser específico para tratamento de lesões vasculares. Ele é aplicado na superfície da pele, a sua energia é absorvida seletivamente pelo sangue, aquecendo-o com o objetivo final de ocluir, fechar e secar os vasos tratados.
É uma tecnologia menos invasiva, que causa uma menor reação inflamatória, menor risco de manchas e desprovido de risco de reações alérgicas.
O laser transdérmico deve ser aplicado por médico Angiologista e Cirurgião Vascular que tenha conhecimento e experiência com o método, pois necessita de ajuste de parâmetros de acordo com a lesão a ser tratada e com o tipo de pele da paciente.
Apesar de ser bastante seguro quando realizado por profissional habilitado, o laser pode causar complicações quando utilizado de forma inadequada.
Pacientes com pele de tonalidades mais escuras devem ser tratadas com bastante cuidado, pois são mais suscetíveis a surgirem manchas escurecidas ou pigmentadas nos locais tratados, seja com laser transdérmico ou com mesmo com outros tipos de tratamento.
O laser é um método muito eficaz, sem necessidade de repouso após as sessões e que pode ser utilizado em uma grande variedade de lesões vasculares, seja nos membros inferiores ou mesmo na face.
As varizes reticulares e as telangiectasias (vasinhos mais superficiais) são os tipos de lesões vasculares mais comumente tratadas com o laser transdérmico. Quando associado a outros métodos, o laser aumenta a eficácia e reduz o tempo de tratamento das varizes, o que otimiza o seu tempo e facilita a realização do tratamento.
Texto escrito pela Dra. Viviane Queli M. Alcântara, médica especialista em Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular e EcoDoppler Vascular.
CRM DF 20979