A microcirurgia de varizes, também chamada de flebectomia, é um procedimento que pode ser realizado no tratamento de veias varicosas de pequeno ou de grande calibre. Pode ser realizada na própria clínica do Cirurgião Vascular ou no centro cirúrgico.
Quando realizada na própria clínica geralmente o médico utiliza anestesia local, associada ou não a algum tipo de sedação. Quando realizada no centro cirúrgico, na maioria das vezes utiliza-se a associação da anestesia raquidiana (anestesia aplicada geralmente na cesárea) com sedação.
Durante o procedimento, o Cirurgião Vascular realiza micro incisões na pele do paciente e com o auxílio de micro ganchos (semelhantes a uma agulha de crochê), traciona a veia doente e remove-a a cada pequeno segmento, seguindo o trajeto das varizes previamente marcadas. Não há a necessidade de pontos pois as incisões são muito pequenas e o próprio organismo cicatriza a pele naturalmente.
A retirada dessas veias doentes não acarreta prejuízo à circulação sanguínea, pois as veias saudáveis remanescentes substituem a função daquelas veias que foram removidas.
Como é a recuperação da microcirurgia de varizes?
Quase sempre, após a microcirurgia de varizes o paciente pode voltar para casa no mesmo dia. A recomendação de repouso relativo irá depender da quantidade e calibre das veias retiradas. Não há mais indicação de repouso absoluto com pernas elevadas no pós-procedimento dos tratamentos de varizes. E a recidiva ou o retorno da doença não tem relação com o repouso após um tratamento prévio.
Geralmente é recomendado aguardar de 1 a 2 semanas para retornar à prática de exercícios físicos. A exposição solar deve ser evitada até que as equimoses (manchas roxas) desapareçam completamente, para evitar que a região fique manchada.
Em alguns casos, o Cirurgião Vascular indicará o uso de meias compressivas após o procedimento.
Quais as vantagens da microcirurgia de varizes realizada na própria clínica?
O fato de o procedimento ser realizado na própria clínica evita que o (a) paciente entre em contato e permaneça no ambiente hospitalar, o que costuma trazer um sentimento de preocupação à maioria das pessoas. Além disso, como o tipo de anestesia realizada na Clínica costuma ser a anestesia local, não há necessidade de aguardar a recuperação do movimento das pernas para a alta para casa.
Quando bem indicada e realizada com segurança, a microcirurgia de varizes realizada em regime ambulatorial na própria clínica é uma ótima alternativa no tratamento de varizes.
Texto escrito pela Dra. Viviane Queli Macedo de Alcântara, Especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.